Posted by: Liz Silva Category: Marketing Comments: 0

As Grandes Mudanças Empresariais
Tente pensar no mundo dentro de 10 anos. Consegue? Como é lógico, penso que vão continuar os tempos confusos para Portugal, para os portugueses e para as empresas. Mesmo continuando a existir as esperadas mudanças em todas as áreas, nomeadamente tecnológicas, médicas, sociais, do meio ambiente, entre outras.

Vai ser o apogeu da Geração Y ou também conhecidos como millennials (nascidos entre 1980 e 1995). Eles, estão a começar a transformar a gestão, como se comportam como consumidores, empregados e a revolucionar o marketing. Os millennials estão sempre ligados, mas são menos consumistas do que a geração anterior, não desejam ter grandes endividamentos e preferem a experiência à posse material (carros, casas, entre outros bens). Já nasceram com a internet e começam a fazer compras preferencialmente pelo e-commerce.

A “geração Uber” ou “Airbnb” já começou a mudar a face do capitalismo português e global. Estão a mudar a face da economia, da compra, do querer partilhar e não possuir. Dentro de dez anos tudo vai ser diferente. As empresas de hoje estão preparadas para serem as empresas de amanhã?

Ninguém pode assegurar com rigor o que vai ser a economia de Portugal dentro de dez anos. Vão existir grandes desafios para as empresas portuguesas, que irão convidar a nova capacidade empresarial dos líderes das empresas que estão preparadas para o futuro. Isto vai acontecer de certeza!

Calculo que a maior parte das PME e de muitas microempresas, vão apostar fortemente na internacionalização digital e física. Empresas corajosas, inteligentes que vão aprender com os erros das outras gerações. Antes de ir lá para fora, vão realizar estudos de marketing, estudos de mercado e outros para o risco ser menor.

O digital vai ser completamente rei para os empresários de 2029, pois vão perceber melhor todos os consumidores da sua geração. Sabem que o poder do conteúdo curto, direto e simples tem resultados excelentes. O estímulo das interações e da comunicação através das redes sociais, da imagem e do vídeo. É o culto dos valores das empresas. As empresas devem começar a apoiar assuntos sociais, porque são um dos fatores de sucesso no futuro.

A competitividade entre as empresas vai ser cada vez maior e as turbulências das empresas também. Os líderes vão estar expostos a desafios e envolvendo novas descobertas e mudanças, sem qualquer “maps” que possa apresentar novas soluções ou novo guia.

Cada vez mais empresas que estão na liderança global, vão deixar de existir e os seus lugares vão ser preenchidos por empresas que ainda não foram criadas. É a lei da futura “selva empresarial”.

Um conselho: preparem-se desde já para o futuro!

Está interessado?

Fale-nos do seu negócio.