Liz Silva2022-02-08T15:06:30+00:00
O Propósito do Seu Negócio
Faço sempre a mesma questão aos empresários: “Tudo o que fazemos, seja pessoal ou profissionalmente, envolve um propósito, uma meta e/ou um objetivo? Não deseja ter do seu lado os melhores colaboradores e clientes do mundo?”. O propósito de negócio visa desenvolver e dar valor à marca e à empresa para se posicionar na mente do(s) seu(s) consumidor(es), o que vai causar cada vez mais o envolvimento do cliente por nós. Ou seja, não só vai motivar os colaboradores e clientes, como defender a sua missão, valor e visão da empresa.
Existe nos últimos anos uma “Cultura do Propósito nas Organizações”, um aspeto importante para o crescimento sustentável dos negócios, que é conquistar um lugar de destaque no mercado (mente do consumidor), sobretudo em períodos de crise ou recessão.
Cada vez mais faz parte inequívoca duma área importante da estratégia da empresa. Como referi em algumas linhas atrás, trata-se da visão, missão e visão que reúne os pensamentos, sentimentos e ações de todas as áreas da empresa, criando uma cultura de objetivos, metas e propósitos. Com isto conseguindo que todos internamente estejam alinhavados e todos assumam uma postura empreendedora e colaboradora dentro da organização. Assim, torna-se um fator de desenvolvimento da mesma, dos colaboradores e “chefias”, tornando todos importantes para a dinâmica da empresa e onde todos colaboram para o mesmo fim, o mesmo objetivo e metas. É como um tabuleiro de xadrez, todos colaboram nas suas posições para vencer o jogo do mercado atual. De acordo?
Para termos sucesso deve sempre existir uma comunicação transparente, um ambiente de excelência, onde a administração, diretores, colaboradores e demais equipa se regem pelos mesmos princípios, e dessa forma são estimulados para um trabalho de alta performance. Para dar tudo como o planeado, tem de existir um compromisso entre todos para conseguirmos as metas individuais e os objetivos do grupo de trabalho, para sermos a primeira escolha dos consumidores alvo (seja num ou mais nichos de mercado).
Isso vai causar um dos pontos diferenciadores e pode ser uma das promessas a dar aos clientes. Uma empresa com uma cultura de compromisso para com o consumidor e ter um ambiente de excelência, seria um valor apreciado por todos? Quantas empresas têm esta mais-valia na prática? Poucas, na minha opinião.
Mas então, quais são as variáveis da missão, do valor e da visão de uma empresa? Têm de ser estudadas meticulosamente, refletidas e colocadas com uma pedra basilar da sustentação no comportamento de toda uma equipa. Têm de servir de motivação e conseguir que os profissionais sejam estimulados para o crescimento dentro da empresa, com atitudes, dinamismo, capacidade de trabalho, inovação e os princípios vigentes dentro da empresa.
A empresa deve estimular convenientemente e de uma forma inteligente os seus funcionários, para libertarem o seu verdadeiro potencial e crescerem numa equipa forte e com oportunidades de acordo com as características do profissional.
Por fim, quando entra um novo colaborador na vivência da empresa, terá que ter uma forte formação adequada a cultura da organização para que “beba” dos estímulos e da rotina de todos.
Existem empresas que cresceram e se modernizaram com estas políticas de cultura da empresa, nomeadamente a Google, Apple, Microsoft, entre outras. São empresas modernas, inovadoras nos modelos de trabalho e de negócio. Entende-se de forma fácil a sua missão, valor e visão e a importância da participação dos seus clientes alvo nas mesmas. Desta forma, estas empresas conquistam a admiração e a confiança dos seus colaboradores, fazendo com que eles estejam cada vez mais comprometidos com a conquista dos objetivos organizacionais.
Este é um modo de ganharmos o nosso nicho de mercado, que é difícil, competitivo, mas juntos e trabalhando na mesma direção, acredito que somos muito mais fortes.