Liz Silva2022-02-08T10:55:15+00:00
O Que é o Marketing dos Nossos Dias
Mais que nunca, o marketing é necessário para ajudar a reerguer uma economia mundial em crise. É, sem dúvida, uma conclusão que desde já podemos tirar. Um dos grandes “problemas” do marketing é que qualquer pessoa cogita que sabe de marketing, ou melhor, que é um verdadeiro especialista da disciplina. É por isso que o marketing é muitas vezes desvalorizado e, em tempos de uma crise profunda, é das primeiras áreas a sofrer com as crises das empresas. A demonstração da história recente comprova que é um erro ao nível da gestão empresarial.
O marketing é uma área do conhecimento das ciências sociais dos nossos dias, que começou a ter uma maior relevância nos primeiros tempos do século XXI, quer pelo aumento das carências das empresas ao quererem dar o salto para a exportação, quer pelo aumento de uma concorrência global que crescia a olhos vistos em Portugal. E porque optaram os empresários em ter um novo departamento de marketing? O âmbito desta área é ajudar as empresas a valorizarem-se e a seguirem o rumo certo para alcançarem os objetivos empresariais.
A área do marketing estratégico de uma empresa tem uma grande quota de responsabilidade no crescimento dela, quer seja nos lucros, quer seja na notoriedade (perceção) que o público-alvo tem da empresa ou produto e/ou serviço. Aliás, para mim, um excelente departamento (agência) de marketing em qualquer empresa de sucesso deve funcionar de modo transversal em toda a empresa.
O profissional deve analisar rapidamente as oportunidades de negócio que podem acontecer num piscar de olhos e responder de modo célere para beneficiar a empresa que representa. O atual mercado, e o mundo por consequência, anda, corre, voa a uma velocidade estonteante. O que hoje é moderno, amanhã está obsoleto, sem nenhum interesse para os seus antigos consumidores. É a lei simples do mercado atual, não conseguimos fazer nada contra isso.
Estes últimos anos, por influência da transformação digital, a ideia de investir em marketing profissional passou a estar ao alcance de qualquer micro empresa ou pessoa. É a modernidade, ou melhor, a democratização do marketing.
Esta pandemia está a mudar o ser humano no seu íntimo, o que já vinha a acontecer com a revolução digital. Os consumidores passaram a ter uma voz ativa. De facto, os clientes têm um poder como nunca tiveram, de tal forma que têm muita influência na falência de qualquer empresa, país ou produto. Graças à internet, hoje em dia conseguimos trabalhar em qualquer lugar do mundo e para qualquer parte do globo terrestre. Ou seja, tudo continua muito longe, mas agora mais perto, à distância de um simples clique. O “novo” e “descoberto” teletrabalho é a prova disso mesmo.
Hoje, a Internet está em todo lado, influencia-nos e está agora sempre perto de nós. A Internet por via dos motores de pesquisa (Google e YouTube principalmente), e das redes sociais (essencialmente Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter), tornou-se a nossa companheira inseparável, seja pelas notícias, divertimentos, desporto ou música, seja para uma simples LIVE ou uma fotografia. O mundo mudou mesmo!
Mas, deixo esta pergunta para o leitor pensar: somos nós, consumidores, que andamos à volta do mundo da Internet ou será o contrário?