Vejamos, por exemplo, a Inteligência Artificial no uso das máquinas para garantir que as empresas tenham maior produtividade e um consumo em menor tempo para estabelecer rotinas e padrões que o humano constantemente realiza. Inteligência Artificial não são só robots pequenos ou grandes a mexer os braços e a dizer olá, é muito mais do que isso!
O novo cenário do contexto empresarial mundial do presente e do futuro, é aquele que domina as informações. Vai vender mais e melhor quem dominar todas as cartas do jogo, certo?
Ouvimos falar disto há muito tempo e que é um dos grandes fatores competitivos. Existem muitas plataformas baseadas em Inteligência Artificial no mundo, em vários setores como no retalho, seguros, indústrias, entre outros. Vamos melhorar a experiência do consumidor, tendo maior velocidade (já digo isto há muito tempo, como no livro que fui coautor “AMA o Marketing” e no projeto de empreendedores “Link to Leaders”. No fundo ter uma maior relação entre o B2B e B2C.
Daqui a muito pouco tempo vai começar a aparecer de modo fácil, fixa e acessível para variados setores empresariais. A transferência de conhecimento é uma das primeiras mudanças. Antigamente as informações estavam em poucas pessoas, com a transferência da Inteligência Artificial tudo está a mudar. Dentro de cinco a dez anos, vamos ter colegas ou chefes robots a trabalhar connosco e utilizando constantemente as informações dos seus consumidores. Quem fica a ganhar? O cliente.
Não será só a empresa que é dona da informação. Esta será diluída em muitos canais e também nos consumidores/compradores de produtos e serviços. Já está como a quer e de que forma comprar. As plataformas (por exemplo, Google e redes sociais) obtêm a informação dos clientes de forma a construir a caminhada da compra do cliente. Já sabem mais que o próprio cliente quer. É fantástico. É a primeira mudança do presente e do futuro.
Existe um processo constante nos diferentes setores empresariais e industriais, que vão ser influenciados pela Inteligência Artificial. O que não vai mudar é o elemento sentimental e motivador de compra que pertence ao consumidor, pois está ligado à parte cognitiva, de caráter e gosto.
Usar a Inteligência Artificial ao elemento motivador, com as redes sociais, motor de busca, a transparência das empresas, o cliente vai ter de optar pelo nosso produto ou serviço porque será uma mais valia.
No mundo dos negócios, o mundo são plataformas, tudo é plataforma. Em 1998, quando apareceram os primeiros eCommerce, já se dizia que o mundo ia mudar na área das compras, hoje é normal. Isto é uma plataforma.
Existem novos modelos de negócios que nasceram pelas plataformas com Inteligência Artificial/plataformas. Reparem na Uber, Netflix, Amazon (toda a função de compra é seguida pelo perfil de compra de cada consumidor pelo telemóvel). Tudo está a mudar, e em pouco tempo a área das vendas também.
No futuro de hoje, muitas compras vão acontecer sem ter a intromissão do ser humano. As plataformas estão ao serviço do cliente 24 horas por dia, com informações atualizadas e de uma forma rápida por causa do algoritmo. É uma competição desigual.